quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Hominidae na mata

Depois das experiências urbanas com a performance em Curitiba- PR e Uberlândia – MG, tive a oportunidade de vivenciar outras potencialidades do trabalho na residência artística ‘Interações Florestais’, na ecovila de Terra Una (Serra da Mantiqueira – MG), entre abril e maio deste ano de 2010.

Realizei a performance em três árvores, nos arredores da ecovila. Levei comigo somente frutas e água. Eu tramava os fios, subia pela manhã e descia ao anoitecer, quando a umidade e o frio chegavam sem sobreaviso. Era outono e o inverno da serra já anunciava sua chegada.

As árvores eram de médio porte. Estavam em encostas de morros e tinham, logo abaixo, afluentes de água cristalina, contornados de mata ciliar. Guardavam entre si uma distância de alguns quilômetros em trilha. Eram de espécies diferentes, com as folhas e troncos bem característicos de cada uma. Não saberia identificá-las.

Nomeei os ambientes segundo imagens de afetividade: ‘vale do poente’ onde se pode acompanhar todo o percurso do sol no dia; ‘vale das samambaias’ onde havia um campo de samambaias enormes, que me passavam em altura e se abriam lateralmente em metros; e ‘do outro lado do rio’, cuja a trilha atravessava um dos afluentes.

Cada árvore um ser de peculiaridades. A textura da casca, o tamanho e desenho das folhas, a forma e distribuição do tronco e dos galhos. Variações de uma interessante trama de escolhas, em que cada uma, dentro das possibilidades, decide crescer a seu modo, relacionando-se diretamente com o meio.

As experiências na mata, sob a ausência do conflito performer-público, possibilitaram vivenciar outras camadas da performance, que abriram campo para novas relações entre o corpo homem, o corpo árvore e meio natural.


foto: Domingos Guimaraens
vale do poente


foto: Julio Callado
vale do poente


foto: Domingos Guimaraens
do outro lado do rio


foto: Domingos Guimaraens
do outro lado do rio


foto: Domingos Guimaraens
vale das samambaias

Nenhum comentário:

Postar um comentário