quarta-feira, 22 de setembro de 2010

VÍDEOS da mata

Vale do poente



Do outro lado do rio



Vale das samambaias



Sobre os vídeos:

Vale do poente
Está foi a primeira árvore e a única em que fiz a performance duas vezes. É uma linda e forte presença na beira da estrada de terra, que ligava algumas fazendas da região.
O céu aberto deste lugar possibilitava acompanhar todo o movimento do sol na passagem do dia, com direito a um poente privilegiado.
O vídeo feito aqui, contempla a performance em quatro de suas oito horas. Ele extrapola sua função de registro, sustentando - se na linguagem audiovisual com uma bela fotografia e dinâmicos efeitos da passagem de luz, evidenciados pela velocidade acelerada na edição.

Do outro lado do rio e Vale das samamabaias
Composições audiovisuais feitas a partir de ensaios fotográficos da tramagem dos fios e ocupação de nichos.


Sobre vídeos e possibilidades
A performance é uma experiência temporal e tem sua efemeridade como condição.

Os vídeos feitos a partir de registros da ação, embora possibilitem estruturas narrativas e algumas ressonâncias do que aconteceu, constituem fragmentos de um verbo no passado, que transforma o potencial dinâmico da performance realizada, em visualidades estáveis.

É preciso portanto dicerni-los da ação em si. São produtos de uma outra linguagem, e muitas vezes apenas documentos visuais de uma ação.

Ao longo das experiências com a performance, tenho repensado sobre a importância ou o potencial em se fazer o registro videográficos e como usá-los.

Como sou eu, o editor da maioria dos vídeos e os faço a partir de imagens captadas por outras pessoas, tenho a cada novo arquivo, o desafio em compor com imagens do meu próprio trabalho, feitas pela perspectiva do videomaker. Com exceção de duas situações, uma na mata e outra na cidade, onde optei por captar com câmera parada.

A partir destes exercícios de composição visual-digital, tenho me interessado em transpor o registro, concebendo novas possibilidades de produzir vídeos hominidae, que embora estejam vinculadas a performance, constituam um trabalho a ser pensado sob a ótica do audiovisual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário